sexta-feira, 22 de março de 2013

Os direitos (e deveres) do consumidor (consciente)


Os direitos (e deveres) do consumidor (consciente)

Na próxima sexta-feira, 15/03, o mundo comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (WCRD). A história da data começa em 1962, quando o então presidente dos EUA, John Kennedy, discursou pela primeira vez a respeito do assunto. A atitude rendeu inúmeras discussões até que, na década de 1980, o ativista Anwar Fazal propôs a criação da efeméride, que foi reconhecida pela ONU.
Até hoje a data é lembrada para celebrar a conquista dos direitos do comprador. A diferença é que, décadas depois, é difícil encontrar por aí quem não esteja ligado nos seus deveres, enquanto consumidor. Não se trata, apenas, de fechar a torneira ao escovar os dentes ou apagar a luz ao sair de um lugar, mas sim de pensar antes de qualquer gesto. Que impacto a sua atitude terá para o planeta? Você, realmente, precisa dos produtos que anda comprando? Será que não existe um artigo similar no mercado que seja mais sustentável?
Em 2013, não dá para celebrar o Dia do Consumidor, se ele não for consciente. Por isso, em homenagem à data, o Planeta Sustentável escolheu seis conteúdos – já publicados em nosso site – a respeito do assunto, para você repensar sua postura enquanto consumidor e se animar a mudar de atitude. Inspiração é o que não falta!
13 INICIATIVAS INSPIRADORAS
Aspiradores feitos com o lixo plástico encontrado no mar, greve de dinheiro contra o consumo excessivo, chuveiro que dedura a quantidade de água gasta durante o banho… Listamos 13 iniciativas que propõem a reflexão sobre o consumo consciente

CONSUMA SEM CONSUMIR O MUNDO

O hábito e a impulsividade são OS dois grandes inimigos do consumo consciente. Confira 12 dicas superbacanas – e, o mais importante de tudo, supersimples! – para que você consuma sem consumir o mundo em que vivemos
10 CAMINHOS PARA O CONSUMO CONSCIENTE
A transição da sociedade de consumo para a sociedade do bem-estar passa pela atitude inteligente ao consumir. Para facilitar o entendimento sobre essa nova sociedade, o Instituto Akatu elaborou o Decálogo do Consumo Consciente
OS OITO R’S DO CONSUMO CONSCIENTE
Os três R’s que resumem o consumo consciente já são famosos: refletir, reduzir e reutilizar. Mas, na intenção de auxiliar o brasileiro na mudança de hábito, o Akatu foi além deles, e criou mais cinco
CONSUMIDOR BRASILEIRO É 3º MAIS CONSCIENTE
Pesquisa aponta que o consumidor brasileiro é o terceiro mais consciente, perdendo apenas para os indianos e chineses. Apesar de bem colocado, nosso país foi um dos que mais caiu no índice de consumo consciente com relação a 2010
O PERFIL DO CONSUMIDOR CONSCIENTE
Nova pesquisa do Instituto Akatu revela que os consumidores mais conscientes se preocupam com atitudes de economia de recursos, planejamento de compras e esperam das empresas direitos nas relações de trabalho
Foto: Hegemony77 doll clothes/Creative Commons
Fonte: Planeta sustentável

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