quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sonhos Sem Fronteiras

 




Os alunos dos cursos tecnológicos têm nova oportunidade de intercâmbio para os Community Colleges nos EUA, em San Francisco, Califórnia, Miami e Virginia. A previsão é que sejam ofertadas até 200 vagas este ano.
As vagas serão ofertadas através do Programa Ciência sem Fronteiras. A CAPES pretende lançar o edital no dia 20 de novembro.
Os interessados devem se inscrever no site do Programa Ciências e nos editais internos para que possam ser homologados. As inscrições deverão ser realizadas de 20 novembro a 14 de janeiro. Após a publicação do edital da CAPES o IFPB lançará o edital interno.
Para tornar mais ágil o processo e não perder os prazos, o candidato deve ir providenciando o passaporte para a viagem. Também é importante se inscrever para os testes de IELTS ou no TOELF.
Estudantes comprovadamente carentes que não podem pagar os testes, o Conselho Britânico poderá oferecer bolsas para a realização dos exames.
De acordo com a assessora internacional do IFPB, professora Verônica Edmundson, um dos entraves para a inclusão dos alunos nos programas do CsF é a falta de conhecimento de uma língua estrangeira. “As vagas para países de língua estrangeira estão sobrando porque os alunos não têm proficiência em um idioma estrangeiro”, afirma. 
“Os alunos que interessados em se inscrever, mas tem receio porque seu inglês é baixo devem procurar a Direção de Ensino do seu Campus, para que a Coordenação de Códigos e Linguagem e suas Tecnologias (CLCT) possa alocar, na medida do possível, um professor de Língua Inglesa para formar uma turma de inglês especialmente para preparar os alunos, em um curso intensivo, já que estes alunos terão que fazer a prova em um período  muito curto”, orienta Verônica.
Para a assessora, “é importante, que os Centros de Línguas em cada Campus do IFPB comecem a funcionar de fato, com turmas regulares e com turmas em nível avançado preparando os alunos e servidores para a mobilidade acadêmica, para que nossos alunos não percam oportunidades porque não são proficientes em uma língua estrangeira”, ressalta.
A questão é tentar e não desistir. Para conseguir estudar fora do jeito que sempre planejei tive que participar de 3 seleções diferentes para obter sucesso na última. Então, boa sorte e inscreva-se!

Ana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário